sábado, 5 de novembro de 2011

TRUE BYPASS PARTE I





True bypass parte I
Muito se tem comentado sobre os benefícios do true bypass, mas após as declarações de Pete Cornish sobre os problemas que o true bypass podem ocasionar em alguns tipos de cadeias de efeitos fica sempre a dúvida de como usar os pedais true bypass verdadeiros.
Segundo Pete Cornish os true bypass podem causar problemas em um sistema de muitos pedais, diz ele:
“ Pegando por exemplo um cabo de 6,00 mts ligados a 10 pedais, sendo cada um conectados por cabos de 30 cm, e por fim ligado ao amplificador por um cabo de 7,50 mts e tendo todos os pedais true bypass desligados, teremos uma cadeia de aproximadamente 16,00 mts , isso é claro irá causar uma grande perda do sinal e consequentemente do timbre, pior ainda se o instrumento for do tipo vintage que tem baixa saída e alta impedância, para compensar as perdas você aumenta o volume e controles de agudos, resultando então um aumento dos ruídos no fundo, fato inaceitável em um trabalho profissional. Piorando a situação acione um dos pedais, a alta impedância de entrada e (geralmente) baixa impedância de saída causará um efeito de buffer em todos os cabos de saída a partir da guitarra, produzindo um pouco de redução nas cargas dos capacitores, isso alterará o timbre e volume apesar do aumento dos agudos ...”
Por isso aconselha-se utilizar pelo menos um pedal não true bypass em sua cadeia de efeitos pois o buffer desse pedal irá compensar as perdas do sinal comportando-se como um casador de impedância mesmo que desligado. Porém a grande queixa dos que utilizam pedais não true bypass é justamente a mudança do timbre quando não acionados, isso nos leva novamente ao True bypass, parece redundância, mas o que eu sempre digo “NADA PODE SER VISTO COMO TÁBUA DE SALVAÇÃO”, cada caso é cada caso... não vamos sair correndo comprando um pedal não true bypass achando que resolveremos todos os problemas do timbre do seu instrumento.
Em uma cadeia de efeitos pequena, o true bypass irá se comportar muito bem, em alguns casos um remanejamento de efeitos pode ajudar em muito na solução, no pior das hipóteses um pedal buffer casador de impedância pode ser a solução, ah não se esquecendo de uma boa fonte de alimentação é claro, mais adiante irei comentar sobre filtros, mas esse assunto é um capítulo a parte.
Pedais caros não são sinônimos de um timbre matador no final das contas, o que pode acabar morto é seu bolso, os cabos devem ter uma atenção especial também, não adianta nada ter um setup com os melhores pedais do mercado, um amplificador valvulado caríssimo e uma guitarra maravilhosa se os cabos que levam seu som ao amplificador forem ruins, pense nisso quando preferir comprar cabos mais em conta para economizar, a qualidade do material utilizado é importante para a boa condutividade dos sinal.
Buscar o timbre ideal, é um trabalho árduo, as vezes cansativo, mas não se chega ao som ideal copiando outros músicos, outros setups, ou mesmo enchendo sua pedaleira de pedais caros, o que eu quero dizer é que nada vem de graça, pois o timbre ideal é a soma de todos os fatores, Músico + Intrumento + Ampliicador + Efeitos + Dedicação !!!!, sem essa fórmula a probabilidade do fracasso é grande. Você pode pegar o mesmo equipamento do Van Halen mas nunca irá soar verdadeiramente como ele, pois acima disso está o músico e sua pegada.
Com mais tempo volto ao assunto !


4 comentários:

  1. Muito legal o artigo. Não sabia a respeito dos problemas que uma cadeia exclusivamente "true bypass" pode causar. Obrigado pelo artigo!! George

    ResponderExcluir
  2. Obrigado George, mas a frente posto um pouco mais sobre o true bypass, abç e sucesso !

    ResponderExcluir
  3. http://multcomercial.com.br/blog/tutorial-buffer-para-guitarra-por-tom-tom-tone-effects/

    ResponderExcluir
  4. Olá Tom! Muito bacana esse projeto do Buffer!
    Me diga uma coisa, é conveniente usar dois buffers um de entrada e outro de saída no esquema do Empress ou da própria Vertex? E em caso de efeitos ligados no loop do amp, vale a pena acrescentar outro sistema de buffer exclusivamente para ele?
    Parabéns pela iniciativa na Mult Comercial, achei muito bacana!

    ResponderExcluir