Pedais e Pedalboard para Guitarras Custom Shop - Custom Shop Guitar Effects and Pedalboard
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Filtros Parte I
Entendo os Filtros
Os filtros como o próprio nome já diz, filtram determinadas freqüências e/ou permitem a passagem de outras. Vários pedais possuem algum tipo de filtro, os mais famosos são os controles de tone ou EQ, ou separados por freqüências graves (bass) médios (middle) e agudas (treble).
A princípio pode-se entender que tudo aquilo que altere freqüências específicas de forma pré definida ou qualquer dispositivo que altere um sinal de áudio é um forma de filtro, mas o que desejo aqui é abordar de forma mais direta aos filtros que atenuem ou amplifiquem certas faixas de freqüências interessantes aos instrumentos de corda, mais especificamente guitarra e baixo.
Wah-wahs, envelope filters, e equalizadores gráficos e paramétricos são exemplos de filtros, mas existem também os tonestacks dos amplificadores.
Equalizadores gráficos costumam ser divididos em pelo menos 7 bandas de freqüências com controles deslizantes que cobrem o espectro do som do instrumentos, já os equalizadores paramétricos apresentam controles rotativos, todos atuam na amplitude do fator Q (fator de qualidade).
Na realidade os filtros já estavam presentes a muito tempo atrás nas gravações, é com elas que se chega ao som desejado tendo como resultado final o timbre ideal que cada músico procura, tudo isso em forma de grandes equalizadores ou racks de efeitos.
Atualmente com a chegada da era digital e o avanço da tecnologia os filtros passaram a ser adicionados aos softwares em forma de plug-ins, o que eliminou grande parte das “geladeiras” de efeitos e seus inconvenientes problemas de espaço e ajustes.
Mas tudo isso é infinitamente vantajoso quando se pode estar em um estúdio devidamente equipado ou em poder do seu Notebook e seus equipamentos de gravação de home Studio.
O que fazer em 90% dos casos onde os músicos mal cabem juntos com seu amplificador guitarra e pedais, brigando por um espaço com os outros companheiros de banda ? o que ocorre é que geralmente se abre mão do tão desejado timbre ideal, as vezes as performaces são executadas de forma a estarem mais próximas às gravações originais, porém longe de serem consideradas ideais pelo seus executantes.
A tentativa e solucionar esses contra tempos mesmo antes dos softwares de gravações foi a invenção dos equalizadores em forma de pedais, mas que muito se complica na hora de regular e encontrar o ajuste ideal, pois a grande maioria dos músicos ajustam seus equipamentos de forma intuitiva, ou seja, toca um pouco regula, toca um pouco e regula, e nos casos dos equalizadores geralmente se tem de 7 a 10 frequências para ajuste o que torna um trabalho árduo até o resultado satisfatório.
Mas será que haveria tanta necessidade de se dividir em tantas freqüências o som da guitarra ou baixo ? geralmente os guitarristas ou baixistas procuram equipamentos que sejam o mais fiel possível ao timbre original de seus instrumentos, será que não haveria a necessidade somente de se ajustar algumas freqüência mais críticas do som ?
Um bom filtro após os seus pedais principalmente os de drives pode lhe causar muito espanto e alegrias, mais do que se imagina ! Aquele pedal que não soa bem pode se tornar do patinho feio ao cisne, sem muitas firulas em um piscar de olhos.
Resta saber se o santo graal dos timbres esta por vir ou se nunca chegaremos ao timbre ideal tão desejado por todos.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Gustavo Barros Talento a mais para a Tom Tone
Um grande reforço para o elenco dos pedais Tom Tone é a presença do talentoso Gustavo Barros.
Fico muito feliz que essa parceira tenha acontecido!
Mais uma ótima referência musical para os meus pedais e principalmente para o desenvolvimento dos produtos da Tom Tone, só assim chegaremos ao padrão de excelência desejado.
Se me perguntassem à alguns meses atrás se eu imaginaria contar com artistas de talento tão comprovado em meu cast de parceiros, jamais diria que chegaria à esse ponto, isso torna meu trabalho muito gratificante pois com o reconhecimento de músicos como Gustavo Barros tenho certeza de que estou no caminho certo.
Obrigado pela confiança parceiro e que nossa amizade seja duradora !!!!
BIOGRAFIA
Gustavo Barros iniciou seus estudos no violão aos nove anos de idade e sempre conviveu em um ambiente musical eclético. Com 14 anos ganhou sua primeira guitarra e desde então decidiu que a música teria o lugar principal em sua vida. Aos 18 anos ingressou na faculdade de música popular da UNICAMP onde se tornou bacharel em 2000. Lá estudou com Alberto T. Corrêa, Marcos Cavalcante e Ulisses Rocha. Também estudou com Faiska, Michel Leme, Nelson Faria e Mou Brasil, além de ter a oportunidade de fazer aula com Mike Stern e workshops com Scott Henderson e Gary Willis(Tribal Tech). Como músico profissional já acompanhou, em turnês, artistas nacionais e internacionais diversos como: Jimi Jamison (SURVIVOR), Jeff Scott Soto(Malmesteen, Talisman), Matogrosso & Mathias, Eduardo e Silvinha Araújo, Mônica Araújo, Edu Luke, Banda Black Rio, Flavia Virginia, Luiza Possi, Wanessa Camargo, Rouge, Nila Branco, Nathália Countrystar, Tempestt entre outros, atua também na gravação de discos, DVD’s e jingles. Ja fez demonstrações e workshops pela Roland/Boss, trabalhando como especialista de produtos, também nas Expomusics de 2005 à 2008. Participou dois anos da banda do programa Ídolos do SBT e gravou o CD e DVD com os dez finalistas da primeira edição (2006), além de fazer participações esporádicas nas últimas edições do programa na rede Record. Desde 2009 acompanha o cantor Fábio Jr., desenvolve paralelamente trabalho autoral e também de "smooth jazz" com o Quinta Avenida
www.myspace.com/quintaavenida.
www.myspace.com/gustavobarros
http://www.cdbaby.com/cd/gusbarros
http://www.cdbaby.com/cd/gusbarros2
Review Handcraft Mo-d Distortion by Gustavo Barros
Amplificador: N.Zaganin
Guitarra: TL N.Zaganin
Gravado no estúdio Oca
Review Hotbox Ebollution Point by Gustavos Barros
Amplificador: N.Zaganin
Guitarra: TL N.Zaganin
Gravado no Estúdio Oca
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Novo Review - Yin Yang / Klone Sagittarius / Opto-Compressor
Por Kléber K.Shima www.kleberk.pro.br
Guitarra Fender Strato
Amplificador Bogner
sábado, 5 de novembro de 2011
TRUE BYPASS PARTE I
